Exames

Para medir a acuidade visual é preciso avaliar a relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto, dados que valerão para analisar a gravidade da patologia. A acuidade visual pode ser tratada com o uso de lentes corretivas, como lentes de contato, implantes de lentes intra-oculares e óculos de grau, quando for de nível baixo.
Angiografia é um método de diagnóstico radiológico minimamente invasivo que procura visualizar a parede das artérias focalizadas, para estudar as doenças arteriais ou doenças com importante participação arterial. Este exame exige que seja injetado um contraste rádio-opaco no interior das artérias, para permitir a visualização do vaso sanguíneo em causa.
A Angioressonância por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo que serve para visualizar as artérias e veias do corpo.
Angiotomografia é um exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D, muito útil na doença coronariana e cerebral.
A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.
A Biópsia é um exame invasivo que serve para analisar a saúde e a integridade de diversos tecidos do corpo como pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço. O objetivo da biópsia é observar qualquer mudança, como alteração da forma e do tamanho das células, sendo útil até mesmo para identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.
A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos.
A colonoscopia é um procedimento usado para ver dentro do cólon e do reto. A Colonoscopia pode detectar tecido inflamado, úlcera e crescimentos anormais. Esse procedimento é usado para procurar por sinais precoces de câncer colorretal e pode ajudar os médicos no diagnóstico de alterações sem explicação no funcionamento do intestino, dor abdominal, sangramento retal e perda de peso.
A curva tensional diária é o exame de visão onde o paciente disponibiliza um dia para realizar medidas repetidas da pressão intra-ocular nas diferentes horas do dia. O exame curva tensional diária é indicado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
A densitometria óssea é um exame usado para medir a densidade mineral dos ossos e compará-la com padrões da idade e sexo do paciente. Ela é importante para diagnosticar e tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos
O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio-x, além de não expor o paciente à radiação.
O eco-Doppler é um exame de imagem que visa estudar as artérias ou veias. É um exame indolor, não invasivo e inócuo, isto é, sem complicações ou efeitos colaterais. Este exame permite não só a avaliação da estrutura do vaso (dimensão, presença de obstruções ou outro tipo de lesões), mas também a avaliação do fluxo (direção e velocidade).
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.
Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante na cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições normais de nascença até outras muito graves, como os infartos, crescimento de cavidades e disrritmias, por exemplo.
A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de se olhar com cuidado o interior do nosso organismo. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.
A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.
O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. É um exame complementar ao eletrocardiograma para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos.
A impedanciometria é um exame que tem o objetivo de avaliar as condições do ouvido médio, detectando se há ou não indícios de secreção nele, bem como a mobilidade do tímpano e dos ossículos e a disfunção da tuba auditiva. O exame é de grande utilidade para identificar otites catarrais crônicas e também permite identificar os tipos de perda auditiva, se condutiva ou neurossensorial. Além disso, também permite a interferência sobre o funcionamento da tuba auditiva. O exame de impedanciometria, juntamente com a audiometria, é utilizado na avaliação da acuidade auditiva.
Os exames laboratoriais são uma série de exames ou testes indicados pelo médico ou em laboratórios de análises clínicas, afim de diagnosticar ou atestar uma doença. Eles também podem ser utilizados para a realização de exames de rotina, conhecidos como check-up.
A mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.
O mapeamento de retina é um exame oftalmológico feito para avaliar a retina e procurar por alguma alteração, sobretudo na sua periferia.É muito importante para todos os pacientes e em especial para os pacientes diabéticos, hipertensos, usuários de algumas medicações, pré e pós-operatórios e altos míopes.
A microscopia especular da córnea um exame é indolor que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células ali presentes (formato, tamanho, quantidade).
A tomografia de coerência óptica - OCT, é um dos mais recentes exames oftalmológicos complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e vítreo, consistindo na obtenção de cortes transversais da retina e interface vitreoretiniana.
A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas. É um exame indolor e de rápida execução
A punção mamária é um procedimento invasivo, que utiliza a ultrassonografia para localizar o nódulo a ser avaliado. Depois de localizado, o médico introduz uma agulha fina através da pele e parênquima, e posiciona a ponta da agulha no interior do nódulo. Em seguida é feita a aspiração do conteúdo do nódulo.
A glândula tireoide fica na base do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Às vezes, surgem pequenos nódulos (caroços) na tireoide. Quando isso acontece, o médico pode pedir um exame chamado punção aspirativa com agulha fina (PAAF) ou biópsia com agulha fina, para obter amostras de tecido da tireoide para análise. Com a aspiração ou retirada de tecidos do local, o médico poderá ver se o nódulo é canceroso ou não. Se a pessoa tiver um cisto em vez de um nódulo, o médico poderá realizar uma aspiração com agulha fina para drenar o cisto.
A radiografia (comumente chamada de "raios X") são exames médicos não dolorosos que ajudam os médicos a diagnosticar e tratar doenças. A radiografia expõe uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do organismo. Os raios X são a forma mais antiga e freqüente de produzir imagens clínicas.
Ressonância magnética, de uma forma geral, é caracterizado como um exame que ocorre para a realização de diagnóstico por imagem. Essas imagens, por sua vez, são imagens em alta definição de várias partes do corpo humano, como os órgãos.
A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.
O teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço.
A tomografia computadorizada é um exame cujo funcionamento é semelhante ao raio X onde são utilizados esses mesmos raios para obter imagens de partes internas do paciente (ossos, órgãos e outras estruturas), então, a máquina que executa a tomografia produz radiografias transversais, que são processadas por um computador. Após esse processamento, o resultado são imagens bem detalhadas da área que o médico especialista precisa avaliar.