Notícias

Quais São Os Benefícios Da Uva Para A Saúde?

A uva é uma fruta rica em benefícios importantes para a saúde, como: estímulo da longevidade, redução da obesidade e prevenção contra a diabetes e o câncer. Ela faz parte da família da baga; semelhante aos mirtilos, as uvas são muitas vezes cobertas por uma floração protetora e esbranquiçada.

Eles crescem em videiras (Vitis vinifera) e pertencem à família Vitaceae, e são amplamente utilizadas para o cultivo de frutas, sumos, geleias e vinhos.

Veja agora quais são os benefícios da uva para a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Uva E Os Benefícios

Benefícios da Uva Para a Saúde
Uva E Os Incríveis Benefícios Nutricionais. Imagem: (Divulgação)

Com todas as conversas sobre o açúcar nos dias de hoje, muitos têm preocupações sobre as calorias e os carboidratos encontrados nas uvas; mas os benefícios da nutrição superam essas preocupações quando a fruta é consumida com moderação.

1. Longevidade

Uva E A Longevidade. Imagem: (Divulgação)

A uva clássica é rica em fitonutrientes.

O resveratrol, encontrado principalmente na pele da uva, mas também encontrado em sementes e na polpa, ajuda a aumentar a expressão de três genes relacionados à longevidade.

Estudos indicam que o conteúdo de resveratrol varia significativamente com o fundo genético, mas geralmente, os totais do resveratrol são mais baixos nas folhas que nas peles dessa fruta.

A pele é responsável por uma grande quantidade de benefícios nutricionais de uvas, particularmente em estimular a longevidade (1).

2. Reduz Diabetes Tipo 2

Uva: Previne A Diabetes Tipo 2. Imagem: (Divulgação)

Evidências científicas sugerem que os polifenóis podem reduzir a síndrome metabólica, e prevenir o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, atuando como moduladores multialvos com antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios.

Essa fruta possui um baixo nível de índice glicêmico (IG), com valores de ID variando entre 43-53 (2).

No entanto, ter um baixo valor de índice glicêmico não é necessariamente o mesmo que ter benefícios para o açúcar no sangue.

Estudos recentes mostraram que os sumos da fruta e os extratos, podem oferecer um melhor equilíbrio do açúcar no sangue, regular a insulina e aumentar a sensibilidade à insulina.

3. Poder Antioxidante

Os flavonóides, encontrados nas uvas, são antioxidantes importantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo.

Eles podem gerar grandes quantidades de ácidos fenólicos simples, que têm efeitos significativos na eliminação de radicais livres e na melhoria da ação de outros antioxidantes.

A semente e a pele da fruta contêm a mais rica concentração de antioxidantes, que também ajuda a manter o intestino saudável; proporcionando efeitos benéficos no controle da perda de peso.

4. Ação Anti-Inflamatória

Os polifenóis nutricionais de uvas demonstraram diminuir a inflamação crônica.

Como compostos naturais, os flavonóides de uva e as proantocianidinas podem direcionar múltiplos caminhos para superar a inflamação crônica e podem ser mais eficazes do que os fármacos anti-inflamatórios sintéticos.

Esses compostos também produzem alguns dos melhores alimentos antiinflamatórios ao redor (3)

E, reduzem as chances de doenças, como câncer, doença de Alzheimer, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, doenças autoimunese pulmonares.

5 –Protege O Sistema Cardiovascular

A lista de benefícios cardiovasculares fornecidos pelas uvas é bastante surpreendente.

Vários estudos apontam que o consumo de produtos de uva pode ter efeitos benéficos no sistema cardiovascular; aumentando a função endotelial, diminuindo a oxidação do LDL, melhorando a função vascular, alterando os lipídios no sangue e modulando o processo inflamatório.

O consumo de extrato de uva rico em resveratrol, poderia fornecer benefícios de proteção vascular em pacientes com doença arterial coronariana, quando comparado à ação de um extrato de uva convencional ou um placebo (4).

6 – Previne O Câncer

Outra área de benefício especial do consumo de uva é a prevenção do câncer.

O rico suprimento de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, podem ajudar a evitar a combinação perigosa de estresse oxidativo crônico e inflamação crônica; tornando este fruto um tremendo alimento para combater câncer.

A fibra é muito necessária para um cólon saudável, e as uvas nos fornecem aproximadamente 1 grama de fibra em cada 60 calorias.

Esta combinação de fibra antioxidante, pode ser uma das razões pelas quais a prevenção do câncer de cólon, se tornou mais prevalente na pesquisa de saúde em uvas.

Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Milão e no Hospital San Paolo na Itália, descobriram que os extratos naturais de uva regulam a malignidade das células do câncer de cólon (5,6).

O extrato de pele de uva possui resultados quimioterapêuticos positivos, também contra o câncer de mama.

7. Melhoria Na Função Cerebral

Estudos apontam que o consumo de produtos de uva ricos em flavonóides, pode beneficiara função cerebral e o sistema nervoso central.

Os flavonóides, especificamente as antocianinas; podem prevenir processos neurodegenerativos tanto pela inibição da neuro-inflamação como pela redução do estresse oxidativo.

8. Benefícios Antimicrobianos

Os fitonutrientes possuem ação antimicrobiana.

Embora seja necessário realizar mais estudos, os pesquisadores acreditam que o consumo de uvas pode ajudar a prevenir problemas relacionados a bactérias, como as doenças transmitidas por alimentos (7).

O suco de uva, a pele e os extratos de semente das uvas de mesa revelaram um forte efeito inibitório contra o crescimento de algumas bactérias.

Os extratos de vinho vermelho e branco sem álcool, possuem ações antimicóticas moderadas em Candida albicans. Esta atividade antifúngica de produtos de uva os tornou atraentes para aplicações comerciais, como produtos para o cuidado da pele.

Inclua esse excelente alimento em suas refeições e receba os seus incríveis benefícios. A alimentação de verdade faz toda a diferença na sua vida.